quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Os Caminhos de Lumia - Lara Orlow

Título original: Os Caminhos de Lumia
Editora: Malagueta
Ano: 2010
Páginas: 192
Skoob Compre: Saraiva | Submarino | Cultura | No site da editora
Nota: 

Os caminhos de Lumia


Clara não consegue se conter, precisa correr até a praça da República. Lá, no final de todas as tardes, uma cigana dança com abandono. De cabelos longos esvoaçantes, saia colorida girando, movimentos sensuais e vibrantes, Lumia enfeitiça a jovem gerente.
Clara não sabe, mas seu destino cruza com o daquela mulher. Nas cartas e na vida, ela tem muito a descobrir com a linda cigana.

Estava meio receosa em ler esse livro por abordar um assunto, que na literatura não é muito abordado, a homossexualidade.
Não tenho nada contra – e odeio qualquer tipo de preconceito -, mas não sabia ao certo o que esperar. Então demorei algum tempo para pegar esse livro e lê-lo.

Clara todo dia depois de seu expediente, vai até a Praça da República ver Lumia dançar. A Clara é uma moça lésbica, que se apaixonou pela cigana Lumia. Essa tal Lumia não sabe, nem de perto os sentimentos de Clara. Ela não sabe nada sobre relacionamentos homossexuais então nem passa pela sua cabeça o que a moça que vai todos os dias lhe ver sente.
Mas a cigana, também sente algo pela Clara, só não sabe ao certo o que é.
Ocorre vários acontecimentos, Lumia descobre seus sentimentos e os sentimentos de Clara, o casamento (não delas, rs), a fuga e outros.
Mas será que o amor delas vai vencer todas as barreiras? Elas poderão ficar juntas sem arrependimentos? Hum...

Os capítulos são alternados entre Clara e um narrador narrando a estória.
Em algumas partes o clima pesou, eu tive que pular essas partes por serem pesadas para mim, rs. Mas essas partes não vêm ao caso agora.
O bom é que eu aprendi mais sobre a cultura cigana. Várias vezes vi ciganos dançando e cantando em viagens que eu fazia, e achava super bonito e tal. Mas não sabia absolutamente nada sobre os costumes e as crenças. Lendo esse livro pude descobrir um pouquinho mais sobre.
Eu não achei o livro ruim, mas também não achei tão bom. E cheguei a conclusão que minha nota ia ser 3 (corações), não poderia dar 2 para uma obra tão rica em informações e aprendizado.

Beijos,
até a próxima.